sábado, 21 de janeiro de 2017

Patrono do ECLB, Luciano Bastos faria 89 anos neste sábado

                          



Este ano marca os 89 anos de nascimento do Dr. Luciano Bastos. Nascido a 21.01.1928, em Carangola, MG, e vivendo em Bom Jesus do Itabapoana desde os 5 anos, o decano dos advogados de nossa cidade morreu aos 83 anos, no dia 08 de fevereiro de 2011. 

Nosso patrono - aquele apaixonado pela advocacia, lutando sempre pelos direitos individuais e coletivos, continua atual.

A atualidade de Luciano está nas suas ideias, nas lições do homem público, do advogado, professor e jornalista; nos conceitos de ética, moral, justiça, direito; nas instituições que ajudou a idealizar e concretizar em nossa terra.

No dia 22.08.1993, o jornal O Norte Fluminense estampou numa de suas páginas uma reflexão do dr. Luciano Bastos na passagem do Dia do Advogado, "Luta pelo Direito", que transcrevemos a seguir:


Luta pelo direito

Todos nós vivemos um drama constante quando o nosso direito é violentado. O que fazer? 

Aceitar pacificamente, resignar-se sob pretexto íntimo de comodidade? Ou reagir ante a violência, embutida sob vários atos e aspectos?

Os ataques ao direito individual, e mesmo coletivos, se repetem frequentemente. 

Jhering, em suas convicções, dizia que não preconizava a luta pelo direito em todas as contendas mas somente naquelas em que o ataque ao direito implica conjuntamente um desprezo da pessoa. 

A condescendência, a resignação, a suavidade e o amor da paz, a transigência e até a renúncia a fazer valer o direito de qualquer pessoa é de ser aplicado. 

Repele unicamente a indigna tolerância de injustiça, que é o efeito da cobardia, da indolência, do amor ao descaso.  

Quando o arbítrio e a ilegalidade se aventuram audaciosamente a levantar a cabeça, é sinal certo de que aqueles que tinham por missão defender a lei não cumpriram o seu dever. 

E, afirma o mestre citado, que quem defende o seu direito defende todo o Direito. O interesse e as consequências do seu ato dilatam-se além de sua pessoa. 

E arremata que a paz é o fim que o direito tem em vista, e a luta é o meio de que se serve para o conseguir.

 Nesta hora tão conturbada em que todos vivemos, nos entre choques das lutas e das paixões, cabe até lembrar Sobral Pinto: Nos momentos de crise, o difícil não é cumprir o seu dever; é saber onde é que ele está.

Na passagem do Dia do Advogado, abraçando cordialmente os meus colegas, levo-lhes estas reflexões, e que estendo a todos que convivem em nossa comunidade.


                                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário