segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Circuito Cultural apresenta fotos históricas inéditas de Bom Jesus do Itabapoana doadas ao ECLB por Elcio Xavier.



O poeta e escritor Elcio Xavier doou ao ECLB fotos importantes para a história de Bom Jesus. São registros de nossa primeira Banda de Música (de 1887); da entrega de uma máquina a vapor transportada por seu avô, Samuel de Aquino Xavier, para Segismundo Fassbender (1909); tropa de burros na praça "da Matriz", transportando madeira para a serraria de Samuel Xavier (1917); e fotografias da cidade no início do século XX.


Elcio Xavier fez a doação de fotos históricas para o ECLB



Elcio Xavier nasceu em 03/05/1920, em Bom Jesus do Itabapoana; estudou no Grupo Escolar Pereira Passos - que na época funcionava onde é hoje o Big Hotel, e no Instituto Euclides da Cunha, do Professor Orlando Azevedo. Mesmo tendo se transferido jovem para o Rio Janeiro, mantém sempre um grande amor por nossa terra. Há 3 anos, efetuou doação de cerca de mil livros de sua biblioteca particular ao ECLB (1).

Na manhã do dia 29/05, ocorreu a entrega das fotos à diretora do ECLB, Claudia Bastos. Hoje com 96 anos e com uma memória invejável, sr. Elcio fez um passeio pela nossa história explicando, com detalhes, cada fotografia.

Para a diretora do ECLB, “trata-se de uma importante doação, que muito contribui para a memória histórica da cidade, pois com ela podemos pesquisar muitos ângulos que estavam perdidos na memória das pessoas e virá contribuir para o resgate da história de Bom Jesus".

Com sua amabilidade e sabedoria, o sr. Elcio deixa muito honrada toda a equipe do ECLB pelo gesto de doar suas fotos. Agradecemos, desejando a ele saúde e muitos outros momentos de partilha de história como a que nos concedeu.

As fotos doadas foram apresentadas na sexta, dia 29, durante as atividades do 7º Circuito Cultural Arte entre Povos, e continuarão expostas no ECLB até o dia 31 de agosto.









3 comentários:

  1. Tive a honra de participar do 4circulto. Gostei muito,e recomedo .

    ResponderExcluir
  2. Só mesmo um grande homem como Elcio Xavier, de quem tenho orgulho de ser prima, possui um espírito tão generoso e altruísta, fazendo cessões e concessões a entidades culturais, com a finalidade de contribuir para a imortalidade das memórias de sua terra natal.

    ResponderExcluir
  3. Só mesmo um grande homem como Elcio Xavier, de quem tenho orgulho de ser prima, possui um espírito tão generoso e altruísta, fazendo cessões e concessões a entidades culturais, com a finalidade de contribuir para a imortalidade das memórias de sua terra natal.

    ResponderExcluir