quarta-feira, 20 de julho de 2016

Cinema para todas as idades no ECLB durante o 7º Circuito Cultural

Às 14h,  Sessão Pipoca, com filmes dos primeiros Animadores do cinema mundial. 





















A sétima edição do Circuito Cultural Arte entre Povos promete agradar os apreciadores de cinema, trazendo ao ECLB, no dia 06 de Agosto de 2016, uma programação especial para todas as idades, com entrada franca. 

Às 14h,  Sessão Pipoca, com filmes dos primeiros Animadores do cinema mundial.

Às 15h, teatro com a Cia. de Teatro América Latina, de Guaçuí, ES.

Às 16h, exibição do filme Bonequinha de Seda (1936), único filme em cópia digital acessível com a atriz Conchita de Moraes, que dá nome ao antigo Teatro da Usina Santa Maria. 


Bonequinha de Seda (1936)

Direção:OduvaldoVianna

Duração:120 minutos
Sinopse.-Comédia musical sofisticada com toques sociais sobre a filha de um alfaiate suburbano que acaba por envolver-se numa trama para livrar a família de dívidas com aluguéis atrasados. Seguindo o plano de Madame Vale, faz-se passar por jovem educada em Paris. Frequentando a alta sociedade, torna-se a sensação musical da cidade, cativando a todos e despertando a atenção do empresário João Siqueira, justamente o credor de seu pai. Ela só não contava com um golpe do destino.









Às 19h, uma sessão de cinema como antigamente, oferecendo acompanhamento musical ao vivo, com o pianista Luis Otávio Barreto,  durante a exibição de seis curtas de Segundo de Chomón (1871-1929), cineasta espanhol, pioneiro do cinema mudo, frequentemente comparado a Georges Meliès por sua inventividade em filmes cheios de trucagens e fantasias.

Os Curtas selecionados pelo documentarista Phillip Johnston são:


O Rei dos Dólares (1905)

Ah! A Barba! (1905)

O Espectro Vermelho (1907)

A Casa Enfeitiçada (1908)

O Hotel Eléctrico (1908)

Metamorfoses (1912)






Às 20h, lançamento do documentário Santas, Usinas e Sonhos, de Phillip Johnston, sobre as Usinas Santa Maria e Santa Isabel, e também sobre o processo de recuperação do Teatro Conchita de Moraes, será lançado às 20h no ECLB. Produção executiva de Rocío Salazar e realização de Encontros Latino-americanos.






Confira aqui a Programação de Cinema do 7º Circuito Cultural Arte entre Povos, no dia 06 de Agosto, no ECLB:











Phillip Johnston e Rocio Salazar 




Phillip Johnston 

Documentarista, pesquisador de cinema e produtor de TV. Começou sua carreira como radialista em 1984, como programador das emissoras Estácio FM e Fluminense FM. A partir de 1987 passou a atuar como Coordenador de Produção de programas esportivos como Realce (TV Record) e Mar Aberto (Sportv/Globosat). 

Desde maio de 2013 é um dos articuladores do Ramal Cineclube, projeto inclusivo de formação de público na Unidade do Sesc Engenho de Dentro, que promove exibição de filmes com debates, promovendo exibições em instituições como o Centro de Cultura e Convivência Trilhos do Engenho (Nise da Silveira), União dos Cegos no Brasil, e escolas públicas. Em 2014 e 2015, convidado pela organização do V e VI Circuito Cultural Arte Entre Povos, ministrou oficinas de Produção de Cinema e Memória Audiovisual em diversas cidades brasileiras.




RocíoSalazar 

Peruana, Bacharel em Artes Cênicas, com especialização em Teoria Teatral pela Uni-Rio. Pós-Graduada em Gestão da Cultura com ênfase em Marketing Cultural pela Universidade Estácio de Sá. Fundadora de Encontros Latino Americanos que tem o objetivo de promover o intercâmbio da produção artística de países latino americanos de fala hispânica com o Brasil. 

Curadora de duas edições da mostra Raízes Negras Latino-americanas, realizadas na Caixa Cultural do Rio de Janeiro (2006 e 2009). Produtora Executiva dos documentários Son de los Diablos (2004), Atajos de Negritos (2006), Uma noite com a família Zevallos (2006), Preservação das imagens em movimento (2008), e Diablicos de Túcume (2014). Em 2014 e 2015, convidada pela organização do V e VI Circuito Cultural Arte Entre Povos, ministrou oficinas de Produção de Cinema e Memória Audiovisual em diversas cidades do país.










Nenhum comentário:

Postar um comentário