quarta-feira, 23 de abril de 2014

O poder das mãos na cerâmica da Usina Santa Maria

Paula B. Bastos

Trabalhar o barro. Trabalhar a terra. Captar a natureza na fina percepção do intuitivo, através das mãos humanas que modelam, transformam e produzem formas variadas de grande valor estético. Esse é o trabalho que vem sendo desenvolvido na Usina Santa Maria, por um grupo de artesãos do barro sob coordenação da Sra. Neli Barbosa, com patrocínio da Petrobras e sob a batuta do mestre artesão Daniel de Lima.

Quem visitar a exposição que se encontra no ECLB vai ter contato com um artesanato de rica expressão artística, que bem poderia estar adornando qualquer loja de nossas grandes metrópoles, representando a diversidade cultural brasileira.



Em tempos de produção em massa, em que a ordem se traduz em homogeneidade e descarte rápido dos produtos "made in China", é um deleite perceber a brasilidade exposta nesse trabalho artesanal, de mãos e mentes que se entregam ao fazer único de peças exclusivas em um recanto de nossa terra bonjesuense. No trabalho calmo e singelo desses artesãos se revela a força pulsante de nossa cultura, o orgulho de nossas raízes.



Reflexões sobre transformações sociais por que tem passado o campo brasileiro nas últimas décadas se apresentam no instigante quadro de um carro de boi inacabado, rodeado de animais deitados, dispersos, perdidos em seu labor agora considerado "inútil". Artesanato-reflexão.

E não pude deixar de me lembrar de "A trilogia das mãos", do escritor português Mário Claudio, cuja narrativa, ao cantar as mãos de uma ceramista, Rosa Ramalha, assim declara: "Há uma potência que reside na terra, de natureza definida pelos membros que a compõem. Viver com ela é estar aí, na inteireza do ser que a preenche, de sentido desperto para seu oculto recado".

Despertar o sentido da terra, perceber seus recados. Essa a missão dos ceramistas da Usina Santa Maria. A nós, cabe a leitura e interpretação das mensagens, orgulhosos dessa cultura que floresce em Bom Jesus nesse aprazível recanto.


Raimunda Maria


Alba Lívia, D. Nely, Professor Daniel, Profª Lucia, Luiza Helena, Regina Souza, Raimunda Maria, Regina dos Santos, Leninha Perez.




Leninha Perez e Profª Lúcia







6 comentários:

  1. Gosto muito. Parabéns por todo o trabalho cultural. Abraço.
    Angelino Pereira

    ResponderExcluir
  2. Como faço para entrar em contato com o professor Daniel alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Como faço para entrar em contato com o professor Daniel alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Como faço para entrar em contato com o professor Daniel alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvane, entre em contato com D. Nelly, coordenadora do Projeto. Seu e-mail: nellyartesanato@hotmail.com

      Excluir