sábado, 21 de janeiro de 2012

Luciano Bastos: uma vida em prol de Bom Jesus




Há 84 anos nascia Luciano Augusto Bastos, mais precisamente no dia 21 de janeiro de 1928, em Carangola, MG, filho de Olívio Alves Bastos e Vivaldina Martins Bastos.                       

O pequeno Luciano veio com 5 anos para Bom Jesus do Itabapoana

Seu pai, funcionário graduado da Leopoldina Railway Cia. Ltda. - pertencente aos ingleses - veio para Bom Jesus com a missão de administrar a Cia. Ferroviária Itabapoana em Bom Jesus do Norte, ES, trazendo a família, da qual Luciano era o caçula.

Uma vez no Vale do Itabapoana, Luciano Bastos assumiu essa terra como sua, sentindo-se tão bonjesuense quanto os que aqui nasceram.

Estudou o primário, o antigo Ginasial e o curso de Contabilidade no Colégio Rio Branco local.


Mais tarde ingressou na Faculdade de Direito de Campos (turma pioneira), formando-se em dezembro de 1964.

Formatura em Direito, na cidade de Campos dos Goytacases, dezembro de 1964

Como advogado, marcou época em quase 40 anos de profissão. Foi representante da OAB em Bom Jesus do Itabapoana, tendo conseguido, junto com seus colegas, a criação da Subseção da Ordem dos Advogados no município.                                              


Arquibancada do Olímpico Futebol Clube:  um dos melhoramentos promovidos por Luciano Bastos como presidente do Olímpico F.C.

No Esporte, foi um dos fundadores da Liga Bonjesuense de Desportos, que presidiu. Presidente do Olímpico F.C., construiu em sua gestão a Arquibancada coberta, que foi a primeira do noroeste fluminense (1961-1962). Tendo sido presidente em duas gestões, atuou promovendo a construção de diversas instalações e benfeitorias, recebendo posteriormente do Clube o título de Benemérito do Olympico FC.                          
Homenagem prestada pelo Olímpico F.C. a Luciano Bastos. Ao seu lado o craque e amigo Braz Roberto Viceconti. 

Foi um dos fundadores do Bom Jesus Tênis Clube e seu dirigente, além de ter participado ativamente no Aero Clube.

Foi criador dos Jogos Estudantis e do Campeonato Rural de Futebol em Bom Jesus do Itabapoana.

Confira aqui o artigo "Luciano Bastos, atleta", sobre sua vida esportiva.
                            

Na Educação, iniciou como Diretor do Colégio Rio Branco em 1958, quando sucedeu seu pai. Ocupou o cargo por mais de 50 anos, até seu falecimento, em 2011.

Foi Secretário Municipal de Educação em 1989 no Governo Carlos Garcia e em 2001 no Governo Miguel Motta, com destacadas atuações.

Ocupou a presidência da FAESP (Fundação de Apoio ao Ensino Superior), cargo não remunerado, tendo sido um dos grandes batalhadores pela implantação de cursos superiores em Bom Jesus.

Na Cultura, foi membro da Academia Bonjesuense de Letras, tendo sido também seu presidente, e membro do Instituto de Letras e Artes Dr. José Ronaldo do Canto Cyrillo (ILA).

Sua ação na preservação da História Bonjesuense pode ser avaliada por seu valioso acervo documental e fotográfico sobre fatos históricos da região, e os artigos que publicava no jornal O Norte Fluminense. Como escritor, tem dois livros voltados para esse assunto: De Município a Distrito: Primeira Emancipação de Bom Jesus do Itabapoana (1890-1892) e Bom Jesus nas folhas do Itabapoana (1906), o primeiro jornal.




Participou do Rotary Club de Bom Jesus, tendo sido seu presidente, ocasião em que promoveu a construção da Secretaria do Clube.

Luciano Bastos discursando no Jubileu de Ouro do Rotary Club de Bom Jesus. 13/06/1997


Foi presidente do Centro Popular Pró-Melhoramentos por vários mandatos, e por vários anos membro do Conselho Deliberativo desse órgão, que englobava o Hospital São Vicente de Paulo, Instituto de Menores e Casa das Meninas.

                                   
   Os irmãos Ésio e Luciano Bastos, companheiros de uma vida inteira.


Na Imprensa, foi colaborador de O Norte Fluminense desde sua fundação, passando a Diretor do periódico após o falecimento de seu irmão, Ésio Bastos.

Foi um dos fundadores da Associação Comercial de Bom Jesus.

Na Política, Luciano Bastos teve destacada atuação, sendo um dos fundadores do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em 1966 mantendo-se posteriormente no PMDB. 

Faleceu no dia 08 de fevereiro de 2011.

Confira abaixo a biografia completa de Luciano Augusto Bastos publicada no livro de sua autoria "De Município a Distrito: Primeira Emancipação de Bom Jesus do Itabapoana (1890-1892), v. 1. Ed. O Norte Fluminense, 2008.              


No dia 27 de janeiro de 2016, foi inaugurado o Destacamento Corpo de Bombeiros "Dr. Luciano Augusto Bastos", em Bom Jesus do Itabapoana.

Foto: André Luiz de Oliveira. Fonte: Blog O Norte Fluminense.


(Atualização em 20/01/2021)





2 comentários:

  1. Parabéns aos filhos do Dr. Luciano Bastos que preservam esse Espaço Cultural, valorizando e cultivando com amor as sementes que ele plantou. Felizes são os filhos que seguem o bom exemplo de seus pais.

    ResponderExcluir
  2. E importantíssimo as informações contidas no blog pois deve-se ater que no Brasil com raras exceções, a população não tem acesso a livros, ainda há muito burocracia nas bibliotecas e acervos culturais, na minha humilde opinião esses espaços deveriam ser abertos aos domingos e feriados, para que as famílias possam frequentar, já que nos os dias de semana todos estão ocupados com os seus afazeres. Me emociono com o trabalho da família em preservar e contar a história da minha terra natal, eu que só me alfabetizei aos 13 anos de idade, tive a sorte de ter uma irmã eximia contadora de historias e casos, foi assim que fiquei conhecendo a bom Jesus, até 2004 pude conhecer pessoalmente. escrevi a letra dessa música baseado no que ouvi da minha saudosa irmã Noli.

    Meu Pai Minha Mãe
    Autor: Ademir de Souza

    Calango de sanfona e de tambor
    Calango de viola e de pandeiro
    Calango de pião e de doutor
    Meu pai foi cantor de lera
    Calangueiro palhaço de reis
    Nas bandas de Pádua
    E de Bom Jesus de Itabapoana
    Fugiu da plantação de cana
    Minha mãe guerreira criou
    Sua prole de nove
    Por todos muito orou
    E abençoou
    Foi além, outras, gerações
    Esta em muitos corações
    Meu pai não me deixou dinheiro mais sim...
    Sangue de bamba
    Assim vou cantando meu samba
    Bom Jesus me abençoou
    Lá de Itabapoana
    Eu vim de lá criança
    Me, encantou, Copacabana.
    Me criei, em São Gonçalo.
    No meio de gente bamba

    https://www.palcomp3.com/ademirfdesouza/meu-pai-minha-mae-calango/

    ResponderExcluir