quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Histórias de Bom Jesus - A primeira emancipação de Bom Jesus do Itabapoana

A biblioteca do Espaço Cultural Luciano Bastos possui uma seção destinada à Bom Jesus e região. Composta de vários títulos em diversas áreas temáticas, abrange principalmente as áreas de literatura e história.
 
Esse rico material está a disposição para consulta local, e é uma ótima oportunidade para se conhecer um pouco mais sobre a história de Bom Jesus e região.


No mês em que completaria 84 anos, destacamos aqui o livro de autoria de Luciano Augusto Bastos "De Município a Distrito: primeira emancipação de Bom Jesus do Itabapoana (1890-1892)".



No livro, que é uma coletânea de artigos publicados por Luciano Bastos no jornal "O Norte Fluminense" quando do centenário dessa primeira emancipação, encontram-se trechos das atas da Intendência desse período, bem como considerações do autor sobre os acontecimentos de então.


Destacamos, abaixo, alguns trechos do livro:


A emancipação:


A instalação do município de Itabapoana ocorreu no dia 25 de dezembro de 1890, em decorrência do Decreto nº 150 de 24 de novembro de 1890, assinado pelo Governador Francisco Portela.
É bom lembrar aos leitores que estávamos apenas a um ano da República, implantada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório, instalado pelo golpe que derrubou a Monarquia. Não havia uma Constituição Republicana. (p.15)


Estamos trazendo para conhecimento da comunidade, fatos históricos da maior relevância, quase que desconhecidos de nossa gente, referentes a primeira emancipação de Bom Jesus, efetivada em 24/11/1890. (p.23)

Esses bravos que há cem anos lutaram e conseguiram a emancipação, plantaram novas ideias. Essas germinaram, pois nossa gente, mesmo com o revés da cassação de 1892, não se entregou ao desânimo, e a luta continuou, incorporando novos idealistas, até chegar à emancipação definitiva de 1938. (p. 36)

Como se sabe, posteriormente, em 1892, foi cassada a emancipação por motivos políticos decorrentes da renúncia do Marechal Deodoro da Fonseca ao poder presidencial e como consequência também a renúncia do Governador Francisco Portela, em solidariedade ao Marechal.  (p. 37) 


A epidemia de cólera:

No expediente foi lido ofício do Governador Portela, autorizando a Intendência a promover despesas que fossem necessárias para o tratamento dos indigentes acometidos de "febres de mau caráter", que grassam no município, pedindo, entretanto, a maior economia nos gastos. (p. 39)



Doação da cópia das atas da Intendência:
 
Devo dizer aos leitores que nossas pesquisas e publicações visam perpetuar fatos históricos da maior importância para nossa comunidade. Devo confessar que de certo modo estou desobrigando-me do compromisso feito comigo mesmo, quando meu velho amigo Professor Pedro Gonçalves Dutra confiou-me o valioso acervo histórico deixado pelo seu pai, historiador Antonio de Souza Dutra. (p.77)


A importância da preservação da história:

Essas histórias dos que lutaram pela emancipação primeira não pode ser relegada e é necessário que se evidenciem os fatos, os nomes, tudo que representa o elo do passado com o presente, preservando a memória do nosso povo. (p. 24)












Nenhum comentário:

Postar um comentário